Descrição

Luar é um sistema de processamento de templates para a autoria de documentos NCL. Todo sistema de processamento de templates possui uma linguagem para descrição dos templates e do modelo de dados, e um processador de template para gerar a saída na forma de documento.

A linguagem do Luar é inspirada em linguagens como Lua Server Pages e Java Server Pages, visa misturar a linguagem Lua ao NCL possibilitando a criação de lacunas nos documentos, transformando-os em templates Luar. Os templates são instanciados pelo processador Luar que recebe o template desejado e os dados para preenchimento das lacunas, gerando o documento NCL final de acordo com as restrições de preenchimento.

O principal objetivo da linguagem Luar é promover o desenvolvimento simples e ágil de aplicações descritas em NCL. Luar permite que desenvolvedores experientes criem templates e outros desenvolvedores os utilizem ganhando simplicidade e velocidade no desenvolvimento.

A principal diferença da proposta da linguagem Luar em relação a outras é a junção das linguagens NCL e Lua, que dispensa o aprendizado de muitos conceitos e mais uma linguagem para o desenvolvimento e utilização de templates pelo desenvolvedor NCL.

Página do projeto: http://www.natalnet.br/luar